A maldição de Liam

Era costume na pequena vila de Oh’ngo, no baixo Vale Vermelho, expulsar as mulheres que não produzissem filhos. Afinal, toda árvore que não dá frutos após florescer deve ser cortada. Diziam as anciãs que a praga poderia espalhar-se à outras quando não tratada com rapidez e severidade. Foi o que aconteceu com a pequena Liam depois de dois anos casada. O marido a expulsou de casa aos olhos atentos de toda a vizinhança. As mulheres que já eram mães, cuspiam no caminho por onde ela passava e a amaldiçoavam. As crianças atiravam ovos, frutas podres e pequenos gravetos. Seria o último dia de felicidade na vida de Liam, mas diferente das outras expulsas antes, ela não tinha para onde fugir. Não possuía a coragem para sair pelo mundo e enfrentar estranhos, por isso resolveu que seria mais fácil enfrentar aqueles a quem já conhecia. Alojou-se em um pagode abandonado fora dos limites da vila e passou a trabalhar dia e noite.

Com o tempo, Liam conseguiu uma pequena horta que plantava nos fundos. Dos ovos que buscava no mato, construiu um galinheiro. Do rio, colheu os seus peixes. Moradora vizinha da única estrada que levava à Oh’ngo, sempre era vista trabalhando pelos viandantes. Alguns destes, mais observadores, proporam a Liam que cuidasse de seus filhos enquanto estavam trabalhando ou em viagem. Liam aceitou a tarefa como uma dádiva divina. Se não lhe fora permitido ter filhos nascidos de seu próprio ventre, tinha a oportunidade de ter filhos por intermédio das outras mulheres. Trabalhadora, zelosa e paciente, Liam ensinava com carinho extremo os pequenos deixados aos seus cuidados. A maioria voltava para casa melhor e mais obediente. Logo, os filhos passaram a ser deixados aos cuidados da Casa de Liam mesmo em ocasiões menos importantes, como dias de festividades locais ou caso os pais desejassem alguns dias de sossego. Liam cobrava barato: apenas o que a criança consumisse e uma pequena moeda. As próprias crianças gostavam de ficar com Liam e quando os pais as deixavam com vizinhos ou parentes, viriam a se arrepender depois arcando com os prejuízos causados pelos pequenos.

Um dia, Liam surgiu cuidando de um menino que ninguém sabia quem era. Ele a seguia por todos os lugares e a ajudava a cuidar das outras crianças. Quando perguntavam a ela quem era o garoto, ela simplesmente abria uma pequena caixa e mostrava o seu conteúdo: uma safira alaranjada como o por do sol, muito rara e valiosa, cujo nome era Padparadscha. Era o pagamento dado pelo pai do garoto, o grande guerreiro Musashi, para que Liam cuidasse de seu filho enquanto o pai perambulava pelo mundo. O nome do guerreiro era conhecido no pequeno vilarejo e a reputação de Liam aumentou por ser tutora do rebento do afamado espadachim. Muitos passaram a deixar os filhos com mais frequência na Casa de Liam na esperança de encontrarem com Musashi pessoalmente ou de verem seus filhos criando laços de amizade com o filho dele. Mas nunca ninguém chegou a ver Musashi além de Liam e do garoto.

Com o passar dos anos, as estações revezaram a sua ciranda ao redor de Liam, fazendo com que, por fim, ela atingisse o inverno. A geração em que ela nascera já fora colhida há tempos. Era tempo de novas famílias, novas crianças, novas perspectivas e ideais. A Casa da Mãe Liam, como ficou conhecida em todo o vale, contava agora com vários empregados para educar as crianças e cuidar dos órfãos, instruindo-os no nobre caminho dos oito passos. O filho de Musashi cresceu e tornou-se líder da vila, que igualmente aumentara e virara uma cidade de porte considerável. Liam jamais voltou a pisar na vila desde que de lá saíra, até a noite em que vieram correndo contando-lhe que estavam a expulsar uma mulher estéril. Enquanto a mulher era humilhada pelo marido e demais membros da população até chegar ao portão da cidade, Liam apareceu amparada por dois ajudantes. A mulher, aos prantos, jogou-se aos pés de Liam, pedindo-lhe para que intercedesse por ela. Lentamente, Liam ajudou-a a se levantar e cuspiu-lhe na face. Após este gesto, totalmente contrário à conhecida bondade da idosa mãe de todos, Liam declarou-lhe:

- Décadas atrás eu estava em seu lugar, filha. Por isso me escute pela última vez: a maioria dos que estão te maltratando passaram pelos meus cuidados. Eu poderia, com uma única palavra, abolir este costume vil que perdura por séculos em nossa vila. Mas não o farei. As adversidades são as melhores provas para que você transforme a sua vida. O seu caráter precisa ser temperado no fogo das dificuldades e a sua pele curtida na tempestade dos obstáculos. Se eu não tivesse sido expulsa, hoje não seria quem sou; estaria morta e esquecida como os outros da minha geração. Eu não teria acumulado riquezas como fiz e deixado como legado a Casa que leva o meu nome hoje educando e abrigando as crianças da região. E não teria recebido o grande guerreiro Musashi em minha cama e não seria honrada por conceber-lhe o seu descendente. Portanto, filha, eu vim somente para lhe dar o meu adeus e desejar-lhe que nunca mais volte a pisar nesta vila!

Show de Realidade

No primeiro mês, a câmera mostrava uma panorâmica da ampla sala de estar, de aspecto antigo, paredes de madeira, mas visivelmente decoradas pela Empresa … Decorações para aparecerem em rede nacional, e doze pessoas sentadas em um sofá em forma de U ao redor de uma televisão de muitas polegadas, ainda não lançada no mercado, da marca japonesa … entre outras tantas ferramentas tecnológicas ou tão necessárias para uma vida moderna e confortável. Os doze vestiam roupas da Grife … e as mulheres exibindo jóias da boutique de mesmo nome. Na tela, o apresentador explicava as regras aos milhões de telespectadores. “…este será o desafio dos participantes do mais revolucionário programa da televisão brasileira, inovando em 2012: A Casa Assombrada. E não é qualquer casinha que escolhemos para testar a coragem dos nossos guerreiros, ela é considerada uma casa maldita pelos vizinhos, na cidade de Rialma, estado de Goiás. Localizada às margens do Rio das Almas, os moradores mais antigos contam a história que a casa de três andares antigamente era um bordel famoso. As garotas da Dona Clô tiravam muito dinheiro dos viajantes que por ali pernoitavam após a venda do gado. Só que o bordel era barra pesada, e muitos assassinatos – de clientes, meretrizes, policiais e jagunços – aconteciam, fazendo com que a casa conquistasse a fama de mal assombrada após a sua desativação na década de 1950. Dizem que os fantasmas dos que morreram ali continuam na casa, inclusive o da proprietária, Dona Clô, que desapareceu uma noite e nunca mais foi vista. A casa foi especialmente preparada para acompanharmos – especialmente os assinantes do nosso canal Pague-para-ver – os participantes vinte e quatro horas por dia, sete dias da semana, dando aquela espiada em qualquer cômodo, em qualquer horário, até mesmo no escuro, com as nossas câmeras de visão noturna. E só existem dois modos de se sair da casa: ou o participante pressiona o botão do pânico, localizado na porta da frente e desistindo da competição por covardia ou então quando os nossos sensores detectarem que somente uma pessoa restou na casa e tocarem a música da vitória, anunciando ao último felizardo que ganhou 10 milhões de reais. E você que está aí em casa: quem vai ganhar esta disputa? Façam as suas apostas agora mesmo pelo 0300… mas lembrem-se: quanto menores as chances do seu concorrente favorito vencer, maiores serão as chances de você ganhar!”. Neste instante ouviu-se uma risada feminina histérica vindo da cozinha. Todos correram para lá, e a tela muda para mostrar o local, mas encontram o cômodo vazio.

No terceiro mês, todas as revistas e jornais – sensacionalistas ou não – comentavam a tragédia do programa. Nem uma única desistência até então. Fora as noites de insônia por causa de barulhos estranhos e inexplicáveis e a sensação de mal estar generalizada atribuída ao confinamento, os jogadores pareciam estar em uma colônia de férias, se divertindo jogando vídeo games ou fazendo musculação na academia montada no porão. Mas a mídia foi unânime ao mencionar aos altos índices de audiência da emissora na madrugada devido a quantidade de cenas sexuais protagonizadas por dois, ou mais, participantes. Algumas bizarras ou sadomazoquistas. Um destaque especial chamava a atenção para a participante Carol, que mesmo mostrando-se inicialmente tímida, em apenas um mês já havia transado com todos os homens da casa. E com algumas mulheres. O programa ganhou o apelido de A Casa Sodomizada.

No quinto mês, o comentário nas ruas era sobre o conteúdo do baú encontrado em uma parede falsa da casa. Fotos mostravam a Dona Clô em rituais sexuais de magia negra. O diário dela foi lido e relido várias vezes, primeiro por curiosidade dos jogadores, depois por orientação da produção, e narrava com descrições detalhadas o que acontecia naquela casa no passado. Muitos telespectadores discutiam sobre sacrifícios humanos e outras perversões. Os participantes, para se livrarem um pouco da monotonia – e talvez por orientação da emissora pressionada pelos patrocinadores – resolveram simular um dos rituais descritos no diário, no sótão, sentados em um pentagrama desenhado no chão. As cenas tiveram de ser editadas para irem ao horário nobre, mas vazaram integralmente na internet. A brincadeira terminou em uma orgia sem precedentes. Todos transaram com todos. Alguns patrocinadores retiraram o seu apoio. A audiência aumentou. Outros patrocinadores se interessaram. Carol assumiu o apelido de Dona Clô e tornou-se uma espécie de líder do grupo.

No sétimo mês, os jornais televisivos – em especial os concorrentes – deram destaque à investigação conduzida pela Polícia Federal para apurar o que de fato acontecera com os participantes do programa. Alguns comentavam ser apenas uma estratégia da emissora para ganhar audiência em cima de um programa que não dera certo. Porém, parentes e amigos dos participantes desaparecidos exigiam indignados uma solução para o caso. Deputados e políticos pressionavam por respostas. O delegado-chefe das investigações repetia em incontáveis entrevistas que os técnicos e perícia estavam analisando as filmagens que inexplicavelmente pareciam defeituosas na hora em que os sensores acusaram em rede nacional que restara somente uma pessoa na casa. Não foi filmado ninguém saindo pela porta da frente, apenas os participantes de madrugada se dirigindo para outros cômodos, embora não aparecessem nas câmeras dos locais para onde se dirigiram. A última a desaparecer foi Carol, que antes mandou um beijo para a câmera de visão noturna e deu uma gargalhada. E, mesmo dias após o ocorrido, o sensor continuava acusando erroneamente que uma pessoa ainda permanecia na casa.

Grandes Esperanças, de Dickens, na BBC One


Great Expectations (Grandes Esperanças) é um livro escrito por Charles Dickens e publicado entre 1860 e 1861. Conta a história do órfão Philip Pirrip e suas aventuras com o amor e a aristocracia vitoriana. É dividido em três volumes e foi adaptado para o cinema e para a TV várias vezes. A última destas adaptações foi a minissérie inglesa em 3 capítulos (2011, BBC One), que por sinal assisti ontem. E me fez decidir qual será o primeiro livro que lerei do Dickens, até porque tenho ele da Clássicos Abril Coleções, adquirida em 2010. A fotografia e os ambientes fúnebres estão bem próximos às produções do Tim Burton e deram um toque especial à película. A atriz Gillian Anderson está irreconhecível no papel de Miss Havisham (a mulher vestida e maquiada de branco) e mostra que está conseguindo se livrar do estereótipo "Dana Scully" de Arquivo X. Ela já havia feito um bom papel na minissérie The Crimson Petal and the White (2011, BBC Two), aliás, outra boa pedida. Como este ano estou tentando assistir séries e filmes usando o critério de boas notas no IMDB, vale ressaltar que a pontuação de Grandes Esperanças lá hoje é de 7.7. Nada mal para uma série.

Filmes e séries vistos em 2011



Meu nome é Jefferson e eu sou um viciado em filmes. E em séries. E em livros. E em beijar na boca. Bem, sou um viciado em muita coisa boa. E assim como faço a minha lista anual de leituras resolvi em 2011 fazer a minha lista de filmes vistos ou re-vistos. Para tanto, contei com a ajuda do Filmow, um site para que o cinéfilo possa catalogar o que já viu, o que vai ver e o que não vai ver. Os que possuem asterisco são os que eu costumo indicar para amigos e conhecidos também verem. Mas se quiserem ver quais os melhores filmes e as melhores séries que assisti, basta dar uma olhadinha nos posts Top5 Filmes e Top5 Séries. E como vi muita coisa ruim, como promessa para 2012 fico de não ver os filmes cuja nota no IMDB estiverem muito baixas. Ou pelo menos tentar não ver.

JANEIRO (38 filmes)
1. enterrado vivo (buried), 2010
2. instinto de vingança (tell tale), 2009
3. casino jack, 2010
4. o último exorcismo (the last exorcism), 2010
*5. megamente (megamind), 2010
6. parasite eve, 1997
*7. orgulho e preconceito (pride and prejudice), 2005 (re-visto)
8. o diário de bridget jones (bridget jones's diary), 2001 (re-visto)
9. 72 horas (the next three days), 2010
10. amanhã: quando a guerra começou (tomorrow: when the war began), 2010
11. corrida mortal 2 (death race 2), 2010
12. sete noivas para sete irmãos (seven brides for seven brothers), 1954
13. bravura indômita (true grit), 2010
*14. enrolados (tangled), 2010
15. the warrior's way, 2010
16. rare exports: a christmas tale, 2010
17. the official rare exports inc. safety instructions 2005, 2005
18. rare exports inc., 2003
19. babel, 2010
20. o dragãozinho (petit dragon), 2009
21. cães ilhados (chienne d'istoire), 2010
22. fausto (faust f. w. murnau's), 1926
*23. a porta (die tür), 2009
24. a morte pede carona (the hitcher), 1986
25. a puta e o pinto (une pute et un poussin), 2010
26. secretariat, 2010
27. bem vindo aos rileys (welcome to the rileys), 2010
28. as viagens de gulliver (gulliver's travels), 2010
29. juntos pelo acaso (life as we know it), 2010
30. deixe-me entrar (let me in), 2010
31. trabalho sujo (sunshine cleaning), 2008
32. kamoa, 1989
33. penelope, 2008
*34. os sete suspeitos (clue), 1985
35. doce vingança (i spit on your grave: unrated), 2010
*36. o discurso do rei (the king's speech), 2010
37. catfish, 2010
38. the man from nowhere (ajeossi), 2010


FEVEREIRO (13 filmes)
39. os famosos e os duendes da morte, 2010
40. moliére, 2007
41. rápida vingança (faster), 2010
42. grande hotel (grand hotel), 1932
43. amor e outras drogas (love and other drugs), 2010
44. amor em 4 atos, 2011 [série]
45. o inferno de dante (dante's inferno an animated epic), 2010
46. benjamim, 2004
47. entrando numa fria maior ainda com a família (little fockers), 2010
48. the resident, 2011
49. the big bang, 2011
50. ran, 1985
51. assassino a preço fixo (the mechanic), 2011


MARÇO (27 filmes)
52. rei lear (king lear), 2008
53. além da vida (hereafter), 2010
54. lie to me: 3ª temporada, 2010/2011 [série]
55. o vencedor (the fighter), 2010
56. o besouro verde (the green hornet), 2011
57. tamara drewe, 2010
58. re lear, 1910
*59. uma manhã gloriosa (morning glory), 2010
60. amor por acaso (bed & breakfast), 2010
*61. 12 homens e uma sentença (angry men), 1957
62. meus caros estudos (mes cheres etudes), 2010
63. caça às bruxas (season of the witch), 2011
64. o mágico (l'illusionniste), 2010
65. desventuras em série (lemony snicket's a series of unfortunate events), 2004
66. santuário (sanctum), 2011
67. eu, a patroa e as crianças: 1ª temporada (my wife and kids), 2001 [série] (re-visto)
68. sexo sem compromisso (no strings attached), 2011
69. nove canções (9 songs), 2004
70. o leopardo (il gattopardo), 1963
71. 127 horas (127 hours), 2010
*72. middle men, 2009
73. fúria sobre rodas (drive angry), 2011
74. esposa de mentirinha (just go with it), 2011
*75. os agentes do destino (the adjustment bureau), 2011
76. invasão do mundo: batalha de los angeles (battle: los angeles), 2011
77. californication: 4ª temporada, 2010/2011 [série]
78. terra sonâmbula, 2007


ABRIL (14 filmes)
79. cópia fiel (copie conforme), 2009
80. freakonomics: o filme (freakonomics: the movie), 2011
81. sucker punch - mundo surreal (sucker punch), 2011
82. primavera, verão, outono, inverno e... primavera (bom yeoreum gaeul gyeoul geurigo bom), 2003
**83. no espaço não existem sentimentos (i rymden finns inga känslor), 2010
84. eu sou o número quatro (i am number four), 2011
85. a garota da capa vermelha (red riding hood), 2011
86. contra o tempo (the source code), 2011
87. limitless, 2011
88. pânico 4 (scream 4), 2011
*89. hanna, 2011
90. agnosia, 2010
91. o bem amado, 2010
92. desconhecido (unknown), 2011


MAIO (23 filmes)
*93. 13 assassins (jûsan-nin no shikaku), 2010
94. o senhor dos anéis: a sociedade do anel (the lord of the rings: the fellowship of the ring), 2001 (re-visto)
95. sobrenatural (insidious), 2011
*96. a doutrina de choque (the shock doctrine), 2009
*97. mera coincidência (wag the dog), 1997
98. thor, 2011
99. o ritual (the rite), 2011
100. jogo de poder (fair game), 2010
101. velozes e furiosos 5: operação rio (fast five), 2011
*102. os inocentes (the innocents), 1961
103. super, 2011
104. castle: 3ª temporada, 2010/2011 [série]
105. the big bang theory: 4ª temporada, 2010/2011 [série]
106. the mentalist: 3ª temporada, 2010/2011 [série]
107. bones: 6ª temporada, 2010/2011 [série]
*108. o poder e a lei (the lincoln lawyer), 2011
109. água para elefantes (water for elephants), 2011
110. house: 7ª temporada, 2010/2011 [série]
*111. piratas do caribe 4: navegando em águas misteriosas (pirates of the caribbean: on stranger tides), 2011
112. passion play, 2011
113. sudor frío, 2010
114. nikita, 2010/2011 [série]
115. a fera (beastly), 2011


JUNHO (19 filmes)
116. se beber não case: parte 2 (the hangover 2), 2011
117. the hard times of rj berger: 2ª temporada, 2011 [série]
118. padre (priest), 2011
*119. rango, 2011
120. paul, 2011
121. 4.3.2.1, 2010
122. camelot, 2011 [série]
123. aterrorizada (the ward), 2011
124. anoitecer violento (stake land), 2011
125. o crime de henry (henry's crime), 2010
126. x-men: primeira classe (x-men: first class), 2011
127. sua alteza (your highness), 2011
*128. guerra dos tronos (game of thrones), 2011 [série]
129. o invasor, 2001
130. rio, 2011
131. noites de tormenta (nights in rodhante), 2008
132. inverno da alma (winter's bone), 2011
133. endgame, 2011 [série]
134. cedar rapids, 2011


JULHO (6 filmes)
135. super 8, 2011
136. lanterna verde (green lantern), 2011
137. armadilha do destino (wrecked), 2011
138. take me home tonight, 2011
139. harry potter e as relíquias da morte - parte 2 (harry potter and deathly hallows - part 2), 2011
140. transformers: o lado oculto da lua (transformers: the dark of the moon), 2011


AGOSTO (14 filmes)
141. professora sem classe (bad teacher), 2011
142. blitz, 2011
143. os pinguins do papai (mr. popper's penguins), 2011
144. o noivo da minha melhor amiga (something borrowed), 2011
145. capitão américa: o primeiro vingador (capitain america: the first avenger), 2011
146. planeta dos macacos: a origem (planet of apes: the origin), 2011
147. cowboys & aliens, 2011
148. vips, 2011
149. dylan dog e as criaturas da noite (dylan dog: dead of night), 2011
150. passe livre (hall pass), 2011
151. o legado valdemar II: a sombra proibida (la herencia valdemar II: la sombra prohibida), 2011
*152. luther: 2ª temporada, 2011 [série]
*153. up: altas aventuras (up), 2009 (re-visto)
154. panic, 2000


SETEMBRO (21 filmes)
155. awkward: 1ª temporada, 2011 [série]
156. drive, 2011
157. bunraku, 2011
158. blinky(tm), 2011
159. a tentação (the ledge), 2011
160. larry crowne: o amor está de volta (larry crowne), 2011
161. griff the invisible, 2010
162. minhas tardes com margueritte (la tête in friche), 2011
163. a hora do espanto (fright night), 2011
164. em busca da vingança (colombiana), 2011
165. suits: 1ª temporada, 2011 [série]
166. qualquer gato vira-lata, 2011
167. kung fu panda 2, 2011
168. jogos letais (assassination games), 2011
169. amizade colorida (friends with benefits), 2011
170. attack the block, 2011
171. o homem do futuro, 2011
172. poeta de sete faces, 2002
173. jane eyre, 2011
174. um novo despertar (the beaver), 2011
175. the defenders: 1ª temporada, 2010/2011 [série]


OUTUBRO (21 filmes)
176. clara's summer (clara cet été là), 2004
177. eu queria ter a sua vida (the change-up), 2011
178. sublime, 2007
179. vida de menina, 2004
180. sleeping beauty, 2011
*181. farhenheit 451, 1966
*182. os especialistas (killer elite), 2011
183. cilada.com, 2011
184. eu vendo os mortos (i sell the dead), 2008
185. os três mosqueteiros (the three musketeers), 2011
186. assalto em dose dupla (flypaper), 2011
187. arena, 2011
188. o poder e a lei (the lincoln lawyer), 2011 (re-visto)
189. pacto sinistro (strangers on a train), 1951
190. o zelador animal (zookeeper), 2011
191. amor a toda prova (crazy, stupid, love), 2011
192. thriller: um filme cruel (thriller: en grym film), 1974
*193. edukators: os edukadores (die fetten jahre sind vorbei), 2004
*194. oldboy, 2003 (re-visto)
195. danilo gentili: politicamente incorreto, 2010
196. final feliz (heapi-endeu), 1999


NOVEMBRO (28 filmes)
*197. the history channel: a arte da guerra (the art of war), 2009
198. natgeo: mistérios da bíblia hebraica (bible's buried secrets), 2008
*199. histórias cruzadas (the help), 2011
200. delhi belly, 2011
201. o enigma de outro mundo (the thing), 1982 (re-visto)
202. a coisa (the thing), 2011
203. no espaço não existem sentimentos (i rymden finns inga känslor), 2010 (re-visto)
*204. poesia (shi), 2010
205. o guarda (the guard), 2011
206. um dia (one day), 2011
207. melancolia (melancholia), 2011
*208. trabalho interno (inside job), 2010
209. em busca de um assassino (texas killing fields), 2011
210. assalto ao banco central, 2011
*211. maluco beleza (our idiot brother), 2011
212. 30 minutos ou menos (30 minutes or less), 2011
213. samurai ayothaya, 2011
214. a menina do outro lado da rua (the little girl who lives down the lane), 1976
215. conan, o bárbaro (conan the barbarian), 2011
216. the woman, 2011
*217. o preço do amanhã (in time), 2011
218. a serbian film: terror sem limites (srpski film), 2011
219. accident (yi ngoi), 2009
*220. planeta terror (planet terror), 2007 (re-visto)
221. encontrando forrester (finding forrester), 2000
*222. gigantes de aço (real steel), 2011
223. father of invention, 2011
*224. jodah akbar, 2008 (re-visto)


DEZEMBRO (32 filmes)
*225. a invenção de hugo cabret (hugo), 2011
226. precisamos falar sobre kevin (we need to talk about kevin), 2011
*227. guerreiro (warrior), 2011
228. guerreiro (warrior), 2011 (re-visto)
229. a casa dos sonhos (dream house), 2011
*230. curtindo a vida adoidado (ferris bueller's day off), 1986 (re-visto)
*31. 50% (50/50), 2011
232. premonição 5 (final destination 5), 2011
233. missão impossível: protocolo fantasma (mission impossible: ghost protocol), 2011
*234. a pele que habito (la piel que habito), 2011
235. o homem que mudou o jogo (moneyball), 2011
236. the inbetweeners movie, 2011
237. um conto chinês (un cuento chino), 2011
238. a arte da conquista (the art of getting by), 2011
239. não tenha medo do escuro (don't be afraid of the dark), 2011
240. meia-noite em paris (midnight in paris), 2011
241. abc do amor (little manhattan), 2005
242. novo no pedaço (the new guy), 2002 (re-visto)
243. amanhecer - parte 1 (the twilight saga: breaking down - part one), 2011
244. imortais (immortals), 2011
*245. viagem à lua (le voyage dans la lune), 1902
246. poliamor, 2010
247. roundhay garden scene, 1888
248. l'arroseur arrosé, 1895
249. a saída dos operários da fábrica lumière (la sortie des usines lumière), 1895
250. a chegada do trem na estação (l'arrivée d'un train en gare de la ciotat), 1895
*251. morte e vida severina, 2011
252. our deal, 2011
253. madame tutli-putli, 2007
254. dexter: 6ª temporada (dexter), 2011 [série]
255. bag of bones, 2011 [série]
256. neverland, 2011 [série]

Censo de livros adquiridos em 2011

Pela primeira vez na vida fiz a lista dos livros que adquiri durante o ano. Só assim consegui mensurar o quanto sou compulsivo por livros e fazer uma terapia para tentar gastar menos. Que eu compro mais livros que leio já sei há anos, mas que em 2012 comprarei menos que 2011 decidi só depois de ver quanto gastei.

Assim como o ano de 2011 foi o que mais li na minha vida, também foi o que mais comprei, ganhei ou troquei. Contudo, poucos foram comprados por desejo (geralmente os que aparecem com preço mais caro), a maioria foi por culpa das malditas promoções imperdíveis da internet. Mas também, com livros de R$ 190,00 abaixo dos R$ 20,00 não há quem resista. As trocas eu já fazia nos anos anteriores pelo site www.trocandolivros.com.br, em um ritmo de dois livros por mês. Contudo, em abril de 2011 foi inaugurado o sistema de trocas PLUS do www.skoob.com.br, incluindo a ferramenta compras de créditos onde acabei pegando muita coisa finíssima por meros R$ 4,50.  Também conheci o www.livralivro.com.br e inicialmente fiz boas trocas por lá. Agora o site teve uma reformulada (com muitas novas regrinhas chatas) e caiu um pouco no ibope. Por isso, recomendo mais os dois primeiros que o último.


Dos 203 livros que adquiri no ano, 8 foram ganhados, 84 por troca e 111 comprados. Dentre os comprados, incluí os 21 que comprei no Skoob por créditos de R$ 4,50. Basta olhar no mês de abril e ver a qualidade dos livros que comprei por este preço irrisório. Também dei 6 livros de presente, me desfiz por troca de 34 e vendi 12. Na verdade vendi bem mais, mas 12 foram que vendi da lista dos adquiridos em 2011.

Nos 111 livros comprados gastei R$ 1.725,02 (108) + US$ 25.46 (2) + € 13.54 (1), o que dá uma média de R$ 16,00 por livro, nos que foram comprados em reais. Como muitos destes livros custam usados individualmente mais de R$ 100,00 ou R$ 150,00, pode-se dizer que fiz bons negócios. Aliás, só em 16 livros paguei mais de R$ 25,00 e a maioria deles foi revendida. Apesar de muitos me chamarem de judeu dos livros, tenho como desculpa que necessito arranjar uns bons trocados para sustentar o meu vício. Uns vendem drogas para usar drogas, eu vendo livros para ler livros. Dos sites que mais comprei estão em primeiro e terceiro lugares os de livros usados, o que é bom. Os demais foram as tão mal faladas promoções, exceto o site da Editora Arte e Letra, pois estava adquirindo as edições para completar a coleção da revista de contos Estórias.


Por fim, contando que dos 203 livros que chegaram até mim em 2011 eu me desfiz de 52, sobraram  151, dos quais eu já havia lido ou li durante o ano 86, ficando 65 a serem lidos posteriormente, talvez em 2012 se não contar os que vou adquirir neste ano. Mas já coloquei como resolução pessoal gastar menos com livros, talvez estipulando R$ 50,00 como limite mensal. No gráfico abaixo mostro quantos livros dentre os adquiridos eu li (excluídos os livros que troquei ou vendi sem ler).